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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O gênio dos super-carros


          Marcello Gandini nasceu no ano de 1938 em Turim na Itália, era filho de um maestro e desde cedo interessou-se por automóveis.


         Após trabalhar algum tempo com desenho industrial, Marcello produziu seu primeiro estudo de um automóvel aos 20 anos, em 1963 apresentou seus trabalhos a Nuccio Bertone (do Gruppo Bertone), porém, o atual chefe de estilo (Giugiaro) não aprovou sua contratação. Alguns anos depois, após a saída de Giugiaro, Gandini foi contratado e começou a desenvolver projetos para o estúdio, seu primeiro trabalho foi o Lamborghini Miura.

O perfil do Miura mostra a clara inspiração no Ford GT40 que participou da prova 24 horas de Le Mans, sendo um dos primeiros carros a utilizar motor central (entre os eixos), tornando assim sua frente mais curta e baixa, favorecendo a aerodinâmica, com linhas bem curvilíneas.

A autoria do projeto Miura é contestada por Giorgetto Giugiaro, muitos dizem que foi desenvolvido por Giugiaro e finalizado por Gandini, então, não é possível saber quem é o verdadeiro autor do Miura, já que as linhas lembram muitos projetos de Giugiaro e de Gandini também.

As linhas do De Tomaso Mangusta, de nítida inspiração no Miura mostram um automóvel de curvas sensuais em um carro baixo, largo e agressivo.

Durante seu trabalho no Gruppo Bertone, Gandini desenvolveu estudos para diversas marcas, a maioria delas italianas como Fiat, Alfa-Romeo, Lancia, Ferrari e Maseratti, mas também desenvolveu projetos para as francesas Renault, Citröen e Bugatti e a alemã BMW.
Gandini desenvolveu as portas tesoura (scissor doors) no estudo Alfa Romeo Carabo, que nunca foram usadas em Alfas, mas tiveram amplo uso em Lamborghinis e ficaram conhecidas como Lambo-doors.
O design de automóveis Italiano estava no auge, no final dos anos 60, e com a chegada dos anos 70 e o pós modernismo, era a chance que tinha para se destacar. Gandini utilizava linhas muito curvas e sensuais, mas as linhas que o fizeram famoso no mundo dos automóveis foram as linhas retas e angulosas, como os próximos Lamborghinis que desenvolveu a partir dos anos 70.

Os próximos Lamborghinis desenvolvido por Gandini seguiam as linhas agressivas do Alfa Romeo Carabo, com muitos ângulos e linhas retas.

         A Diablo foi o ultimo trabalho de Gandini com a Lamborghini, foi um dos melhores carros já construídos, sua cabine era muito a frente do carro, o que permitia deixar o motor mais centralizado ainda, tornando assim, a condução e a distribuição de peso mais equilibrada, a linha do capô dianteiro e do vidro eram quase a mesma, com um ângulo próximo a 180º. Até hoje, mais de vinte anos após a criação do Diablo, ainda é possível notar a influência das linhas de Gandini nos modelos atuais da Lamborghini.

            Marcello Gandini desenvolveu diversos tipos de trabalhos, não apenas carros, desenhou uma casa em Córsega, o interior de uma boate, e um Helicóptero pequeno e ágil.
           Aos 71 anos, Gandini ainda trabalha e desenvolve projetos de forma independente, sem trabalhar para um estúdio específico.

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