Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O canto do Uirapuru


Uirapuru é uma ave que habita a floresta amazônica brasileira e tem seu nome vindo da língua tupi-guarani. De canto suave e delicado como uma flauta, dizem que quando o Uirapuru canta a floresta inteira silencia para ouvi-lo. O melodioso canto só é ouvido durante quinze dias do ano ao amanhecer e ao por do sol, enquanto o Uirapuru constrói seu ninho para atrair a fêmea.

Segundo a lenda, um índio muito disputado pelas jovens da tribo foi morto por seu rival, seu corpo desapareceu e ele se transformou na ave que habita a floresta, seu canto era ouvido pelas pessoas mas se afastava sempre que perseguido. Ao ouvir seu canto, homens e mulheres fazem-lhe pedidos na esperança de serem atendidos e ainda dizem que a ave traz sorte a quem a possui.

Calma, este ainda é um blog sobre carros, já é a segunda postagem seguida que venho falando sobre pássaros, primeiro o Carcará, agora Uirapuru, quem será o próximo? Sabiá? Talvez. Uirapuru foi o nome dado ao 4200 GT um cupê esportivo, um legítimo Gran Turismo projetado por Rigoberto Soler, um espanhol radicado no Brasil, fabricado pela Brasinca Ferramentas, Carrocerias e Veículos S.A. e posteriormente pela STV    Sociedade Técnica de Veículos    onde Soler era diretor.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Um bicho que avoa que nem avião."

Foto: http://www.obvio.ind.br
O título acima refere-se à canção de João do Vale e José Cândido interpretada pelo próprio João do Vale e Chico Buarque e também na voz de Nara Leão, nos tempos em que as músicas tinham significado, e não essa bunda music que é feita aqui hoje. A letra fala sobre a intrépida ave de rapina no sertão nordestino do Brasil, o carcará ou gavião carcará e que além de ser um ótimo caçador    pega, mata e come    também é um limpa-estradas comendo todo tipo de carniça e animais mortos. A bela ave símbolo da Agência Brasileira de Inteligência possui envergadura de aproximadamente 1,20m, só que eu venho aqui falar sobre outro carcará, tão amedrontador quanto o primeiro, feito de alumínio e aço tubular.