Uirapuru é uma ave que habita a floresta amazônica brasileira e tem seu nome vindo da língua tupi-guarani. De canto suave e delicado como uma flauta, dizem que quando o Uirapuru canta a floresta inteira silencia para ouvi-lo. O melodioso canto só é ouvido durante quinze dias do ano ao amanhecer e ao por do sol, enquanto o Uirapuru constrói seu ninho para atrair a fêmea.
Segundo a lenda, um índio muito disputado pelas jovens da tribo foi morto por seu rival, seu corpo desapareceu e ele se transformou na ave que habita a floresta, seu canto era ouvido pelas pessoas mas se afastava sempre que perseguido. Ao ouvir seu canto, homens e mulheres fazem-lhe pedidos na esperança de serem atendidos e ainda dizem que a ave traz sorte a quem a possui.
Calma, este ainda é um blog sobre carros, já é a segunda postagem seguida que venho falando sobre pássaros, primeiro o Carcará, agora Uirapuru, quem será o próximo? Sabiá? Talvez. Uirapuru foi o nome dado ao 4200 GT um cupê esportivo, um legítimo Gran Turismo projetado por Rigoberto Soler, um espanhol radicado no Brasil, fabricado pela Brasinca Ferramentas, Carrocerias e Veículos S.A. e posteriormente pela STV Sociedade Técnica de Veículos onde Soler era diretor.