Ontem(16/10), o piloto britânico Dan Wheldon de 33 anos morreu em um acidente histórico envolvendo 15 carros na Formula Indy em Las Vegas. Seu carro decolou após chocar-se com a traseira de outro carro durante uma das fortes curvas inclinadas do circuito.
O acidente foi terrível, no vídeo abaixo é possível notar pelo que pelo menos três carros levantam voo após se chocarem com a traseira de outros na parte de baixo da curva, baterem fortemente no muro de proteção e pegarem fogo. Automobilismo é perigoso, e todos os pilotos sabem disso, mas será que não há uma falha de projeto nesses carros?
Não sou especialista em nada, mas acredito que isto é muito estranho, claro que muitas coisas são feitas para evitar o pior em caso de acidentes, as suspensões dianteiras são feitas para aguentar menos impacto frontal do que antigamente, para que o carro não decole como no acidente que matou Gilles Villeneuve na Formula 1. Assim, hoje em dia elas se quebram mais facilmente ao receberem impactos na horizontal, evitando assim que a rotação das rodas dos dois carros gere uma força que impulsione o carro para cima
No ano passado, o piloto Mark Webber da Red Bull teve um acidente e seu carro levantou voo, após o o bico do carro chocar-se com o pneu traseiro do carro de Heikki Kovalainen em valência. Inevitável. O bico do carro tem que ser resistente para impactos frontais, porém, neste acidente da Indy, os carros se chocaram exatamente com a traseira dos outros e ao invés do impacto ser absorvido para os lados, os carro foram catapultados e a proximidade do muro de proteção tornou o acidente pior ainda. Com tanta tecnologia nos esportes a motor de hoje, será que não existe uma forma melhor de se absorver impactos em acidentes onde a frente de um carro choca-se com a traseira de outro?
Um comentário:
Realmente, os choques (principalmente)contra os pneus traseiros são o ponto fraco destes carros. Mas parece ironia do destino pois, o piloto Dan Wheldon já estava testando algumas alterações no carro para a temporada 2012 e, uma delas era justamente uma proteção para os pneus traseiros para evitar que os carros que batessem na traseira não decolassem. Segue o link pra quem quiser conferir (http://tazio.com.br/noticia/wheldon-testa-carro-de-2012-pela-1-vez-em-um-oval/)
Postar um comentário