Época de obras, a Copa do Mundo da Fifa de 2014 tornou os estádios do Brasil que vão participar do evento um canteiro de obras, e aqui em Belo Horizonte não foi diferente. O Mineirão está em obras e os jogos de futebol acontecem em outros estádios de outras cidades enquanto se espera a conclusão do reformulado estádio para um dos maiores eventos do país, mas houve uma época em que ao redor do Mineirão via-se velocidade, era a época do autódromo Marcelo Campos, um circuito de rua na Pampulha.
Pelo que sei, as corridas duraram até o ano de 1972 e contavam com ilustres participantes como Emerson e Wilsinho Fittipaldi, Toninho da Mata (pai do Cristiano da Mata que pilotou na F1), Paulo Gomes, entre outros. As disputas tinham diversos carros de produção como Fuscas, Opalas, Simcas, Corcéis, Alfas, Pumas e alguns carros feitos para corridas mesmo, como os AC VW.
Infelizmente não consegui encontrar informações como o percurso, número de participantes e quais campeonatos eram estes. Hoje em dia, em Belo Horizonte não existem mais competições automotivas, o Mega Space em Santa Luzia ainda tem algumas provas de arrancada na pequena reta de 1/8 de milha, aproximadamente 201m de comprimento, o que é pouco, e Ouro Branco, uma vez por ano recebe o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que é muito interessante.
Não sei os números ao certo, mas a Argentina tem aproximadamente o dobro de autódromos do Brasil, e se formos analisar o tamanho da Argentina em relação ao Brasil, dá pra perceber que este país não está mais nem ligando para automobilismo. Antigamente, quase todas as capitais do país tinham um circuito de rua, para ao menos se divertir nos fins de semana com campeonato feito de forma amadora, mas nem por isso menos interessante. Então, ficam dois videos que mostram cenas antigas destes pegas na Pampulha, em 69 e em 72.
Um comentário:
Por isso que acaba rolando os pegas, hehe... E o Rally aqui é foda, o Prime na Pça de Eventos é foda... Mas nâo sei como vai ficar, agora que a serra virou área de preservação permanente e vai se tornar parque estadual. Bom prum lado, ruim pro outro. O Rally, além de tudo, propiciava uma cachaçada boa, além do frio, hehe.
Abs;
Pará
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