Tentando valorizar o (pouco) que sobra do automobilismo no Brasil, venho desta vez falar sobre Rally, uma corrida offroad onde um carro de cada vez percorre o trajeto cronometrado, quem fizer o menor tempo na soma das especiais vence. Comecei a assistir rally em 2002 ou pouco depois disso, apesar de já conhecer o Audi quattro e o Lancia Delta no jogo de computador Stunts dos anos 90, acabei descobrindo mesmo o rally dos anos 80 e esses dois monstros do Grupo B como eles realmente são pouco depois de 2002, pude finalmente ver uma corrida de rally em 2004, assisti duas vezes em Ouro Branco - MG, e achei um dos mais empolgantes que já vi, o contato entre o espectador, os carros e os pilotos é muito próximo. Estradas não pavimentadas o Brasil tem aos montes, mas por que não temos uma etapa do campeonato mundial de rally (WRC) por aqui?
A ultima vez em que um campeonato mundial de rally passou por aqui foi em 1982, era então o WRD, campeonato mundial de pilotos, etapa vencida por Michèlle Mouton em seu Audi quattro, desde então, só recebemos algumas etapas do campeonato sul-americano ano sim e ano não, o campeonato brasileiro acontece todos os anos, mas estão cada vez mais raros os carros de tração integral, resumidos a uns poucos Mitsubishi Lancer Evolution e pelo menos nos anos em que assisti, apenas um Subaru Impreza, e mesmo assim, eram modelos de rua adaptados para o rally, com gaiolas de proteção e alivio de peso, nenhum deles era um legítimo carro de rally (World Rally Car), como os que são usados no sul-americano e no próprio WRC, e a partir deste ano, os carros do WRC tiveram redução da cilindrada, de 2000cc para 1600cc.
Os competidores são divididos entre categorias com preparação e sem preparação, com tração integral e tração em duas rodas que são a maioria, que não deixa de ser interessante também, nos anos em que pude assistir, vi alguns Gols GIII, Fiat Palio e Peugeots 206 (pertencentes a copa Peugeot) acelerando de verdade e fazendo tempos muito próximos aos Lancers e o Subaru, claro que tudo de pende do braço dos pilotos.
O primeiro dia, foi a abertura oficial, dentro da cidade de Ouro Branco, onde todos os pilotos e carros são apresentados, depois os carros são estacionados e se pode passear entre eles e conversar com os pilotos, cheguei a conversar com alguns pilotos da VW e tirar algumas dúvidas sobre a preparação dos carros, e eles foram bem simpáticos e prestativos.
No sábado logo cedo a poeira já se levanta, os veículos largam a cada 1 minuto para percorrer os estágios. Nunca tinha visto um rally antes, e a visão que tive do primeiro carro me contagiou, era uma curva para a esquerda, onde os pilotos largavam, percorriam uma reta de aproximadamente 200m, freavam para contornar a curva com a traseira escapando. Fiquei do lado de dentro da curva, não era possível ver a reta onde os carros vinham, só era possível ouvi-los, então, eis que escuto de longe vários estouros e pedras sendo arrastadas, a combinação parecia uma tempestade se aproximando, e surge em minha frente um Mitsubishi Lancer Evolution apontado em minha direção fazendo a curva no melhor estilo do rally a menos de um metro e meio de mim, a visão que eu tive, foi mais ou menos como a foto abaixo, só que bem mais próximo.
No final do dia ainda teve uma etapa de asfalto, onde os pilotos trocam seus jogos de pneus por pneus mais adequados para o uso no asfalto e fazem ajustes na suspensão para ficar mais dura para se adaptar melhor ao terreno e realmente aceleram pra valer, como a etapa do asfalto não levanta poeira, eu e meus amigos montamos uma churrasqueira no alto de um barranco, e tomamos uma cerveja comendo churrasco enquanto víamos os carros passarem a toda velocidade. No Domingo ocorre o Super Prime, em uma praça de eventos fechada em Ouro Branco, onde é montado um pequeno circuito onde cada piloto tem sua vez de marcar seu tempo, fora que durante o Super Prime, você pode andar pela praça de eventos e ver as equipes preparando os carros, fazendo os últimos acertos e tirar fotos, uma das poucas fotos que tirei e que ainda tenho foi esta ao lado do Subaru Impreza do piloto Juliano Sartori.
O Rally é um ótimo evento para quem gosta de automobilismo, é um fim de semana em que se respira muita poeira, mas se diverte muito também, e acredito que seja o esporte a motor em que se pode chegar mais perto das máquinas.
UPDATE (01/06/11):
A partir deste ano, temos uma equipe brasileira no WRC, a primeira da história, é a Brazil World Rally Team (BWRT), que tem o no volante o piloto brasileiro Daniel Oliveira e o navegador português Carlos Magalhães, correndo com um Mini World Rally Car, carro da foto abaixo. Apesar de não termos tradição em rally, e o Brasil ser conhecido mais por ter bons jogadores de futebol e campeões de fómula 1, esta é uma grande chance de popularizar este esporte no país.
E olha ele aí no Rally da Argentina:
UPDATE (01/06/11):
A partir deste ano, temos uma equipe brasileira no WRC, a primeira da história, é a Brazil World Rally Team (BWRT), que tem o no volante o piloto brasileiro Daniel Oliveira e o navegador português Carlos Magalhães, correndo com um Mini World Rally Car, carro da foto abaixo. Apesar de não termos tradição em rally, e o Brasil ser conhecido mais por ter bons jogadores de futebol e campeões de fómula 1, esta é uma grande chance de popularizar este esporte no país.
E olha ele aí no Rally da Argentina:
Nenhum comentário:
Postar um comentário