A frase acima refere-se a um anuncio do modelo mais potente do Dauphine, o Gordini, que era fabricado aqui pela Willys Overland, soa um tanto enganosa ao pensarmos nela nos dias de hoje, quando é que 40 cavalos podem proporcionar emoção? A questão está em um detalhe que Colin Chapman, fundador da Lotus sempre foi ligado, a relação peso/potência e expressava pela frase: "Simplifique, e depois adicione leveza".
Enquanto Colin Chapman estava no Reino Unido, trabalhando na leveza de seus carros de pequenos motores que obtinham um bom resultado contra carros maiores e muito mais potentes, Amédée Gordini, um respeitado piloto e construtor dos anos 50 e 60, e por isso o nome do carro, trabalhava para dar leveza e um pouco mais de força aos Renault Dauphine, os 40hp de emoção do Gordini, realmente podiam causar prazer em dirigir (nunca dirigi um, portanto não posso afirmar), se analisarmos que a versão esportiva do Dauphine tinha 680 kg e 40hp 70kg a menos e 9hp a mais que a versão normal vou considerar que hp é a mesma coisa que cv, apesar de não ser e se tratando de números baixos a diferença é pequena, assim temos uma relação peso/potência de 17kg para cada cv, o Uno Mille quando foi lançado em 1990 tinha 49 cv que lhe davam uma relação peso potência semelhante a do Gordini, só que este havia sido lançado 28 anos antes do Mille.
A carroceria já era monobloco, coisa que seus concorrentes como VW Sedan (Fusca) e DKW Vemag não tinham, tinha suspensão independente nas quatro rodas, alguns modelos saíram na característica cor azul usada por Amédée e o novo motor de 40hp dava novo fôlego na briga contra os 44hp do DKW e apenas 30hp do VW, que pesavam 940kg e 800kg respectivamente, tanto fora quanto dentro das pistas, como ocorria muito na época diversas corridas no autódromo de Interlagos. Ok, mas nem tudo são maravilhas, a publicidade da época e as revistas especializadas falavam muito bem do carro, mas o que o povo falava?
Era um carro de pouca confiança, não tinha toda a solidez apresentada nas propagandas, e por sua fama de frágil adquirida, foi logo apelidado de "Leite Glória" pois tinha o slogan "desmancha sem bater", infelizmente não consegui encontrar alguma publicação da época do Leite Glória para ilustrar aqui. Existe também uma música da banda brasileira Os Mutantes composta em parceria com Caetano Veloso que se chama "Trem Fantasma" e em uma das partes é dita a frase "Zé, 40hp de emoção, Zé do Caixão", bom, Zé do Caixão era o apelido dado ao VW 1600, por sua aparência quadrada e maçanetas cromadas como as de um caixão, mas ele tinha muito mais que 40hp, tinha 68hp, não sei se tem alguma coisa ligada ou se o sentido é irônico ou não.
Recentemente na Europa, a Renault lançou uma nova versão do Clio, é o Renault Clio Gordini RS azul com faixas brancas, mas pode esquecer, este não vai chegar por aqui por meio de importação oficial, e se chegar vai custar os olhos da cara, afinal, as montadoras não podem perder o imenso lucro que damos para elas e em alguns casos sustentamos montadoras decadentes do exterior...
A carroceria já era monobloco, coisa que seus concorrentes como VW Sedan (Fusca) e DKW Vemag não tinham, tinha suspensão independente nas quatro rodas, alguns modelos saíram na característica cor azul usada por Amédée e o novo motor de 40hp dava novo fôlego na briga contra os 44hp do DKW e apenas 30hp do VW, que pesavam 940kg e 800kg respectivamente, tanto fora quanto dentro das pistas, como ocorria muito na época diversas corridas no autódromo de Interlagos. Ok, mas nem tudo são maravilhas, a publicidade da época e as revistas especializadas falavam muito bem do carro, mas o que o povo falava?
Era um carro de pouca confiança, não tinha toda a solidez apresentada nas propagandas, e por sua fama de frágil adquirida, foi logo apelidado de "Leite Glória" pois tinha o slogan "desmancha sem bater", infelizmente não consegui encontrar alguma publicação da época do Leite Glória para ilustrar aqui. Existe também uma música da banda brasileira Os Mutantes composta em parceria com Caetano Veloso que se chama "Trem Fantasma" e em uma das partes é dita a frase "Zé, 40hp de emoção, Zé do Caixão", bom, Zé do Caixão era o apelido dado ao VW 1600, por sua aparência quadrada e maçanetas cromadas como as de um caixão, mas ele tinha muito mais que 40hp, tinha 68hp, não sei se tem alguma coisa ligada ou se o sentido é irônico ou não.
Recentemente na Europa, a Renault lançou uma nova versão do Clio, é o Renault Clio Gordini RS azul com faixas brancas, mas pode esquecer, este não vai chegar por aqui por meio de importação oficial, e se chegar vai custar os olhos da cara, afinal, as montadoras não podem perder o imenso lucro que damos para elas e em alguns casos sustentamos montadoras decadentes do exterior...
Nenhum comentário:
Postar um comentário