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terça-feira, 14 de julho de 2009

625km e um tanque de combustível



Durante muito tempo recebi e li muitas dicas e ajudas sobre como economizar combustível, toda semana saem milhares de artigos ensinando a economizar combustível e penso que nem sei realmente por que estou escrevendo isto!



Sem saber ao certo quais seriam as que realmente funcionariam, umas por parecer absurdas demais, outras por parecer rígidas e desgastantes para o modo de dirigir, afinal, durante horas seguidas de volante, é preciso ao menos sentir-se bem, não apenas no bolso. Uma das melhores que li foi a de um inglês chamado Jeremy Clarkson que apresenta um programa de TV sobre carros.

Dentre as dicas absurdas, está o alivio de peso do carro, retirando tudo o que for desnecessário para uma viagem, tapetes, tampa do porta-malas com auto-falantes, ou seja, não vou nem continuar, realmente isto funciona, mas é tão absurdo quanto calçar só um pé do sapato e a economia é mínima!

Partindo para um modo mais sensato, já que não podemos alterar muita coisa no carro, vamos alterar o nosso modo de dirigir, o que parece ser fácil, mas alguns de nós já estão com o processo todo tão automatizado que acabam tendo muitas dificuldades.

Durante a viagem, a mente vai precisar ficar em constante pensamento para não se descuidar da velocidade correta, e saber os momentos certos de se acelerar mais.
Seguindo algumas destas dicas a seguir, consegui rodar 625km(90% em estradas) com um tanque em um carro 1.0 flex, com uma média de quase 16km/l nada de mais se o combustível fosse gasolina, mas isto foi feito com álcool!

Não sei uma ordem correta para enumera-las aqui, então, vou colocando de acordo com que vou lembrando.

Ao sair de um sinal de transito procure conseguir a velocidade máxima permitida o mais rápido possível sem esticar demais as marchas e sem se manter muito em uma marcha só, se a velocidade permitida na via é de uns 60km/h, a 4a marcha seria a ideal para se andar economicamente, pois ainda haveria um torque razoavelmente bom, lembrando que a 5 a reduziria ainda mais o giro do motor, mas acabaria forçando-o a esta velocidade. Outra coisa importante e que poucas vezes paramos para pensar é que quanto mais cedo começarmos a parar, mais economizaremos, vindo a 60 km/h nesta via, e ao longe observa-se um sinal de transito ficando amarelo, a partir daí, pode-se começar a reduzir, soltar o pé do acelerador e deixar o carro ir aos poucos até a parada total no sinal. Tem gente que quando o sinal abre parece que foi dada a largada de um grande prêmio de Formula 1 e dispara na frente sem olhar que o próximo sinal poucos metros a frente está fechado e ele vai ter que frear mais para reduzir toda a velocidade atingida, desespero só leva a consumir mais, então olhe sempre a frente!

Outra medida que costumo tomar, mas não sei se realmente é eficiente é não pisar até mais que a metade do pedal do acelerador, e passar as marchas calmamente, deixando o impulso da marcha anterior empurrar o carro um pouco. Estas são medidas utilizadas principalmente nas cidades, a partir de agora, mostrarei algumas que utilizei na estrada e deram certo.

Mantenha sempre uma velocidade constante ao dirigir em uma estrada plana, uma que seja boa o suficiente para fazer as curvas com segurança e que não seja muito devagar na reta, no meu caso, em um carro 1.0L, qualquer coisa acima dos 100km/h vai fazer o consumo aumentar como se ele fosse até um esportivo, mas só o consumo, não o desempenho, evite pisar no acelerador de uma vez só, vá aos poucos, acompanhando o ganho de velocidade do carro, em decidas, deixe o carro embalar um pouco e suavemente vá pisando no acelerador até que ele atinja uma velocidade maior, e na subida não force ou reduza a marcha a não ser que seja realmente necessário, deixe o carro desacelere normalmente sem afundar o pé no acelerador. É normal a perda de velocidade em subidas.

Quanto aos vidros, sempre falam que são eles que mais influenciam o consumo de combustível nas estradas, dizem que sempre tem que estar fechados para evitar o consumo, mas, não estou totalmente certo sobre isto.

No programa Caçadores de Mitos do Discovery Channel fizeram o teste com diversos aparelhos de medição e o consumo deu até menor com os vidros abertos!(?) Talvez tenha criado uma corrente de ar passando pelo carro que reduziu o arrasto, não sei ao certo...

Mas experimente dirigir com os vidros fechados durante mais de 8 horas num dia quente de verão em um carro que não tem ar condicionado e você vai descobrir como é que se sentem as tampas de chaleiras, então para não se desgastar, afinal de contas eu estava fazendo uma viagem, e não um pentatlo, os vidros ficaram abertos, não completamente, mas o suficiente para o calor não me incomodar.

Colocar a calibragem ideal para o peso que se está carregando ou condições de estradas encontradas é fundamental, pneus descalibrados, além de aumentarem o consumo podem causar um acidente, simplesmente siga o que diz o manual de instruções do seu carro, excesso de ar deixa o carro mais rápido, mas sem aderência, falta deixa o carro com muita aderência, mas com pouca agilidade, isto se os quatro pneus estiverem descalibrados por igual, o que normalmente não acontece, então, cada um fica com uma calibragem e o carro fica tão estranho quanto quando anda por lama e pedras, já aconteceu isto comigo, uma vez até pensei que fosse um amortecedor ruim, mas eram os pneus.

Manter o motor sempre regulado, com velas e filtros novos e com os bicos de injeção sempre limpos também é muito importante.

Ah, tem que ter paciência demais também para dirigir assim, todo mundo vai lhe ultrapassar, até os caminhões, mas você só vai parar mesmo para ir ao banheiro e comer alguma coisa...

2 comentários:

Unknown disse...

Adoreiii as orientações, Serrot!!!

Anônimo disse...

Legal eu já uso quase todas faço muito São Paulo x Rio Janeiro.
O meu problema é pé pesado já fiz de tudo como gastar 1 tanque e meio e extremo de economia com R$ 60,00 de combustível fazer o mesmo percurso para economizar vc tem que ter uma paciência enorme pq as 300 musicas do Mp3 acabam e vc ainda não chegou no destino e é Bruto Ficar sentado no carro mais de 3hrs mesmo sendo um carro com um bom conforto no meu caso um 206 1.4 agora no meu carro antigo um Celta 1.0 Vhc Flex era uma tortura para meus 1.86 de altura.