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domingo, 20 de setembro de 2009

Linha Retrô


Muito se fala de pré-sal nos dias de hoje enquanto todos dizem que a tal crise internacional já passou, e pouco se ouve falar da gripe suína agora, depois de todo esse alarde e pessoas querendo usar máscaras, enquanto milhões de crianças morrem de diarréia que poderia ser evitada com um soro que custa menos que um litro de gasolina. Dizia-se antes que assim que o Brasil se tornasse auto-suficiente em petróleo a coisa ia mudar e o preço do combustível ia baixar, isso foi em 2006, o preço da gasolina só sobe, do álcool também e não sei qual é a vantagem desse pré-sal além de ter mais combustível para encher cada vez mais os bolsos das companhias petrolíferas. E eles ainda dizem que incentivam a criação de automóveis ecologicamente corretos.


A verdade é que esse termo ‘ecologicamente correto’ é incorreto, nada pode ser produzido completamente sem afetar algo, aí você vai até uma loja Tesla nos EUA e compra um lindo Tesla Roadster(foto ao lado) movido a eletricidade que usa baterias semelhantes a de celulares, tem autonomia divulgada pela fábrica de 320 km, mas como se trata de um esportivo, se você dirigi-lo esportivamente esta autonomia cai para uns 80 km, como já comprovado por um programa de televisão, então a noite coloca-se um plug do carro ligado a tomada para recarregá-lo durante 12 horas para poder andar novamente com energia elétrica proveniente de usinas que queimam carvão e gás para gerar energia(nos EUA) e depois as baterias de lítio são descartadas em qualquer lugar contaminando o meio ambiente, e o dono ainda deita a cabeça no travesseiro tranqüilo a noite pensando ter feito o melhor pelo mundo.

Então lembramos daqueles tempos antes da crise do petróleo, quando a gasolina era barata, e por aqui dirigia-se enormes carros com motores V8 que bebiam mais que o Jânio Quadros, além de outros modelos muito bonitos, quando os carros eram feitos por pessoas e não por máquinas.

De uns anos pra cá se começou a moda de fazer carros retrô, que lembrem modelos antigos, com certo tom de nostalgia, quando o New Beetle foi lançado em 98, o mundo ficou maravilhado em ver aquelas formas tão conhecidas do Fusca atualizadas, mas acredito que Ferdinand Porsche deve ter se revirado no túmulo com aquele motor de Golf refrigerado a água na dianteira do carro. As formas ficam, os conceitos mudam, você vai olhar e lembrar, vai dirigir e sentir a diferença, a tecnologia embarcada é muito maior, existe todo tipo de sistema para melhor controle do carro, além da consciência ecológica, sistemas de economia de combustível e baixos índices de emissão de gases tóxicos.

E agora nestas ultimas décadas parece que virou febre mesmo, todas as marcas que tem história estão refazendo modelos antigos, logo depois do Beetle veio o Mini Cooper, carro compacto inglês que ficou famoso na série Mr. Bean além de provas de Rally. O clássico Mustang, que desperta sonhos desde que foi lançado em 1964 e vendeu milhões em poucos anos e agora já está em sua segunda geração da linha retro mantendo as formas originais que tanto fizeram sucesso. O Citroën C3 é de certa forma uma revitalização dos clássicos 2CV, são nítidas as semelhanças nas formas arredondadas do teto, para lamas e capô.

Nas ultimas semanas, após o fim da parceria, Mercedes e McLaren apresentaram seus novos supercarros, primeiro a McLaren com o MP4-12C(foto ao lado), baseado em um carro de menos de 20 anos, que sabe-se claramente de onde vem sua inspiração ao olhar para ele as formas, as dimensões, até o jeito de abrir as portas remetem ao F1, mas sem toda aquela ostentabilidade do seu antecessor com seu motor banhado a ouro para dissipar melhor o calor, seu assento central para dar o melhor equilíbrio ao carro, além do preço estratosférico, resumindo, o novo carro é mais sensato e acredito que o desempenho deve ser semelhante, baseado nos números e nos avanços da tecnologia aplicada a este carro.


Já a Mercedes Benz recorreu a sua preparadora oficial, a AMG que normalmente prepara modelos já existentes da marca, transformando pesados sedans dirigidos por sexagenários executivos de multinacionais em verdadeiras maquinas de correr. Neste caso, criou-se um modelo completamente novo, o Mercedes SLS AMG(foto abaixo do título e ao lado abaixo) com inspiração no clássico Mercedes SL 300 ‘Gull Wing’(ao lado acima), é impossível olhar para um carro e não lembrar do outro, as asas de gaivota características, a frente longa e baixa e a traseira curta, mas é estranho olhar a traseira deste novo modelo e notar as linhas da coluna logo atrás do vidro das portas(ao lado abaixo) e não achar um pouco ‘quadradas’ as linhas, um tanto quanto desatualizadas, não remetem ao modelo antigo, nem dão um toque moderno ao carro, o certo é que apresar disso trata-se de um bonito automóvel, mas acredito que não vai ter o mesmo sucesso nem o mesmo desempenho de seu antecessor, o Mercedes SLR McLaren.

Enquanto muitos focam em criar o novo, outros investem no antigo que geram emoções, olhando para qualquer um destes modelos retrô nota-se a inspiração nota-se que o trabalho foi bem feito para os olhos e o coração na maioria das vezes sem seguir os antigos conceitos, mas criando novos e transformando-os em novas lendas!

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