Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dodge Viper


Produzido de 1991 a 2010, quase sem aparentar a idade, o Dodge Viper rejuvenesceu durante as reestilizações, foi astro de uma série de TV com seu próprio nome nos anos 90 que foi exibida pela Globo por aqui, além de outros filmes onde ele aparece, sempre mantendo a receita de seu - de certa forma - "antecessor" o Shelby Cobra, onde sempre o condutor está no comando da maquina, nada de controle de tração para segurá-lo nas fortes aceleradas, mas o sistema de freios ABS eles tiveram que ceder, e ele veio equipado a partir de 2001 com o sistema.

Shelby Cobra 1965
Em 2010, após 25 mil unidades produzidas, foi encerrada oficialmente sua produção, deixando saudades, mas conforme informações, um novo modelo deve chegar em 2012, desta vez com mais tecnologia, provavelmente vinda da Ferrari, já que a Fiat tem participação acionária de aproximadamente 25% da Chrysler.
Dodge Viper 2010
Com certeza este modelo antigo vai deixar saudade pela simplicidade do carro e por deixar tudo no comando de quem dirige, simplesmente pela tarefa de dirigir. Desde que o primeiro conceito foi exibido no Salão de Detroit em 1989, poucos carros ousaram tanto quanto o Viper, poucos foram tão queridos e poucos duraram tanto tempo.
Conceito Dodge Viper 1989 - Salão de Detroit
Para ficar na memória, um vídeo de um Viper acelerando, mostrando o que sabe fazer melhor, queimar pneus, destrui-los completamente, com a Cavalgada das Valquírias de Richard Wagner de fundo, que tornou um clássico a cena do filme Apocalypse Now onde helicópteros atacam o Vietnam, e é disto que se trata o Viper, um clássico:
Como diz uma frase que vi certa vez "pneu bom é pneu queimado".

Nenhum comentário: