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terça-feira, 5 de abril de 2011

É o fim dos tempos!


Todos falam de fim dos tempos com a proximidade do ano 2012, fizeram até um filme idiota sobre o assunto e mesmo em forma de piada brincamos com isso, já que de tempos em tempos aparece alguma profecia, em 2001 foi a de Nostradamus, agora é o calendário Maia.


Recentemente o antropólogo José Luis Romero, subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História desmentiu essa história de fim do mundo, diz que só houve má interpretação dos dados presentes na "pedra maia" e disse que apenas significa o início de uma nova era, e que "No pouco que se pode ler, os maias se referem à chegada de um senhor dos céus, coincidindo com o encerramento de um ciclo numérico".

Ou talvez seja verdade mesmo, porque, pelo visto este início de uma "nova era" é uma grande piada que estão fazendo com que realmente gosta de carros, estão colocando os carros como o anti-cristo e parece que as próprias empresas fabricantes também estão acreditando nisso, além de entidades de automobilismo.

Há pouco tempo, a Mitsubishi anunciou que vai encerrar a produção do Lancer Evolution X para se dedicar a produção de veículos elétricos e que as competições não vão mais fazer parte dos eventos deles. Tudo bem, talvez eles tinham feito planos como o Rogério Skylab, que diz que vai chegar ao décimo álbum - o Skylab X - e parar de lançar seus discos. Mas a Mitsubishi chegou a um nível de refinamento único, o Evo X é um dos melhores carros inspirados em carros de rally já feitos, o Evo VII, VIII e IX eram bons carros, mas este surpreendeu a todos, não estou falando de beleza, ele não é um carro bonito, mas quem o testou disse que foi muito dinâmico e com total controle nas situações mais difíceis, e olha que já faz alguns anos que a Mitsubishi vem se distanciando das competições de rally, imaginem como ia ser este carro se eles realmente gostassem do que estão fazendo. Agora com este Tsunami no início de março, fica difícil dizer o que a Mitsubishi vai fazer.

O Sultão de Brunei, um pobretão que chegou a gastar R$ 45mil em um corte de cabelo, tem uma das maiores coleções de carros de alto preço do mundo está deixando sua frota virar poeira abandonada em alguns edifícios construídos para armazenar os carros depois que ele acabou falindo. No Dubai nem se fala, o povo abandona pobres Ferraris e outros carros na rua, talvez por não gostarem mais, ou por terem saido de linha e da moda, ou por não terem dinheiro para colocar gasolina, o que prova que eles gostam mesmo é de se exibir e não gostam nem um pouco de carros.

Outra piadinha sem graça é que o Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro vai desaparecer para dar lugar a algum edifício esnobe das Olimpíadas de 2016. Nürburgring, o Green Hell corre o risco de ser fechado na Alemanha, e após o acidente de Gustavo Sondermann já tem gente falando em mudar o traçado de Interlagos por que a curva do café é de alta velocidade, mas automobilismo é isso, é velocidade, desafio, foi uma grande perda mas creio que ele sabia dos riscos assim como todos pilotos, deste jeito vão sobrar só corridas de autorama.

E não para por aí, estão querendo colocar limites de velocidade nas famosas Autobahns também na Alemanha para reduzir a emissão de poluentes, em São Paulo os radares são capazes de identificar um carro sem o RENAVAN e multá-lo, mas não é possível identificar um carro roubado por este mesmo radar e a União Européia quer que até o ano de 2050 todos os veículos rodando por lá sejam elétricos. Nada contra os carros elétricos, se me provarem que eles conseguem ser melhores que um de combustão interna, até apoio, é como cerveja sem alcool, se me provarem que é melhor eu bebo!

Espero que esta "nova era" e encerramento de um novo ciclo numérico não acabe extinguindo os automóveis, o automobilismo e as pessoas que gostam de dirigir.


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