Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sossega Leão


Acabou o feriado, muitas cervejas tomadas, pouca coisa escrita, mas muitas idéias sobre o que escrever ou desenvolver na mente para uma futura postagem. Pouca coisa concreta, então vou usar algo já mastigado, estou lendo um livro sobre Ayrton Senna, que entre outras coisas conta suas fantásticas pilotagens com carros inferiores ao de seus adversários. No próximo dia 1º de Maio completa-se 17 anos de sua morte, e como forma de relembrar quem foi Ayrton, vou descrever uma passagem de uma corrida citada no livro e ilustrada pelas imagens e pelo vídeo no final do post.


Jerez de la Frontera, Espanha, 1986. Senna pilota pelo segundo ano a Lotus e se queixa muito do motor Renault, pouco durável quando severamente exigido    coisa que Senna fazia com frequência    o que o obrigava a arriscar muito para conseguir vitórias, sempre podendo ocorrer uma falha que o fizesse abandonar a corrida.


Em torno de 10 voltas ou mais para o fim da corrida, o "leão" Nigel Mansell começa um briga para passar Senna, que resiste bravamente, assim que consegue passar, Mansell entra nos boxes para troca de pneus, Senna segue a corrida em primeiro lugar. 
Ultima volta, Mansell com pneus bons, trocados há poucas voltas em sua Williams com motor Honda imprime um rítmo alucinante na caçada a Lotus preta e dourada de Senna com pneus gastos e o inferior motor Renault. Na ultima curva, Mansell faz sua manobra de ultrapassagem, mas já era tarde, Senna venceu a corrida por apenas 14 milésimos de segundo. Segue o vídeo da ultima volta:



Nenhum comentário: