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quinta-feira, 14 de abril de 2011

Museu do Automóvel Estrada Real


O que pode ser mais prazeroso para quem gosta de automóveis antigos que um museu reunindo grandes clássicos da indústria nacional e mundial? Há poucos dias, na ocasião do meu aniversário, quis fazer algo diferente, viajar, conhecer um lugar novo, algo relacionado com carros, como um autódromo ou evento como encontro de carros antigos, então pesquisando na internet, descobri próximo a Tiradentes, Minas Gerais, que existe o Museu do Automóvel Estrada Real localizado no município de Prados na estrada para o distrito de Bichinhos que abriga    pelas minhas contas e fotos tiradas    quarenta e cinco carros em perfeito estado de conservação.


Jardineira - Museu do Automóvel Estrada Real
Assim que se chega já se vê uma Jardineira, onde são feitos passeios noturnos estacionada do lado de fora, logo na entrada, muitos quadros nas paredes com recortes de jornais, camisetas estampadas com temas que remetem ao antigomobilismo, e um Talbot absolutamente impecável que já deixa mais ansioso para entrar logo no museu. 
Talbot - Museu do Automóvel Estrada Real
Dentro do museu é possível encontrar além dos carros, uma série de revistas e quadros de carros, cartazes de época, placas antigas que ilustram o ambiente mostrando que aquele é um lugar feito para apaixonados por carros.

FNM JK pilotado por Chico Landi e Bino Heins
Os primeiros carros vistos, são os de produção nacional, um Simca Chambord e um Willys Itamaraty lado a lado, alguns Volkswagens, DKWs, um Opala 3800, um FNM JK azul claro com peso aliviado e número 72 que foi dirigido por Chico Landi e Bino Heins na VI Mil Milhas Brasileiras em 1961 no autódromo de Interlagos, um Dodge Polara e até um Gurgel BR-800. 

Citroën DS
No salão acima, ficam os modelos europeus, onde se destaca um lindo e aerodinâmico Delahaye ao lado de um pequeno Fiat e em frente o estonteante Citroën DS conhecido na Europa pelo apelido de "sapo" com sua suspensão hidráulica e perfil aerodinâmico impressionante para a época acompanhado de outros Citroëns, alguns Opels, Mercedes, dois grandes ingleses, um Ford Zephir (quem disse que europeus não fazem rabos de peixe?) e um Humber, mais a frente, dois pequenos ingleses, um Mini com placa preta e um Morris Midget conversível de dois lugares.
Delahaye
Na parte mais baixa do museu ficam os carros de origem americana, alguns Dodges, Plymouth, Pontiac, Chevrolets e Fords dos anos 30, 40 e 50, se destaca um Packard de tom alaranjado e teto creme, um Studbaker e suas formas confusas em que o vidro traseiro lembra a frente de outros carros, um lindo Willys Aero Ace e um Buick, provavelmente o carro mais antigo em exibição no museu, entre muitos outros carros que o museu abriga.
Packard
O museu fica aberto de quarta a domingo, das 9h às 18h, tem um preço bem acessível, R$ 8,00 e estudantes pagam meia entrada. É um passeio único e muito bom poder ver esses carros do passado todos juntos de uma vez só. Conversei com o rapaz da recepção que se não me engano é filho do dono do museu, e ele me afirmou que todos os modelos funcionam perfeitamente, e que existe ainda uma oficina na parte de trás, onde ali mesmo são restaurados os carros e que 20 estão em trabalho atualmente para em breve serem exibidos. Fica a dica então, se você gosta de carros e de sua história, visitar o museu é ótimo programa para o fim de semana.

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