Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Afinal, quem inventou o drift? Os soviéticos?



Hoje em dia associa-se o drift ao Japão, como uma prática herdada do rally, que serve para se divertir nas montanhas com carros mais coloridos e enfeitados que árvores de natal andando por aí de lado e soltando fumaça branca dos pneus. 


Mas o tal andar de lado, powerslide, ou mesmo drift pelo visto também era muito comum na antiga União Soviética, talvez esses caras sejam mais loucos que os japas. Vendo um video esses dias no site Entediabo de uma pancadaria entre um Lada e um Moskvich, me lembrei de um outro video que tinha visto há algum tempo, onde os soviéticos fazem manobras muito loucas a bordo de seus carros, provavelmente com ajuda de vodka. Não sei se o  vídeo é uma demonstração de pilotagem, se é um esporte, ou mesmo loucuras dos militares mas é bem interessante o que eles faziam com carros precários como velhos Ladas, Zils, motos, caminhões e até ônibus.

No gelo, tudo fica mais fácil, basta pouca força do motor para fazer a traseira escapar. Diversão garantida! Reparem aos 2:23 do vídeo, a manobra mais comum que os drifters fazem. Os camaradas já faziam isso há muito tempo. As noites de sábado de Moscow deviam ser muito animadas, enquanto só se tinha notícias do mundo capitalista, o mundo socialista se divertia muito. Os doidões da CCCP gostam mesmo das manobras arriscadas, não interessa se os recursos são poucos, o que interessa é a diversão...

...e a vodka.

Um comentário:

Iri disse...

Interessante, pelo oq eu sabia realmente eram os japas que inventaram o drift (em descidas de montanhas do Japão)
Mas ninguem bate os russos, ou melhor, a vodka \o/