Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que aconteceu com os hatches de hoje?


O título desta postagem pode soar estranho, já que temos muitos hatchbacks no mercado atualmente, e quando digo hatches, me refiro àquele outro grupo que tanto fazia a alegria dos brasileiros nos anos 80.

Os hatches atuais, chamados também de hatchback tem um ângulo na coluna C (a coluna traseira do carro, onde fica o porta malas) próximo a 90°, antigamente, este ângulo era mais próximo à horizontal, dava fluidez ao desenho, ideia de velocidade, e mesmo em carros com linhas mais retas, aerodinâmica.


O Gol por exemplo, em sua primeira geração tinha o vidro traseiro mais horizontalizado, e no final da traseira, na versão GTi um vistoso aerofólio, não que ele seja funcional para velocidades do Gol, mas passava uma imagem mais esportiva. O mesmo digo sobre o Escort, Monza Hatch e Kadett e suas linhas bem aerodinâmicas e alguns também com aerofólio como nas versões esportivas XR3, S/R e GSI respectivamente.

Nos dias de hoje vemos poucos carros com este tipo de inclinação no vidro traseiro, o Astra é um deles, mas já é um modelo no mercado há muito tempo, Citroën C4 apresenta uma traseira onde não se vê esportividade com o vidro bem curvo, o que não é o caso do seu irmão de duas portas o C4 VTS que apresenta quase um meio termo entre Hatch e Hatchback e apresenta linhas aerodinâmicas e fluidas assim como o Focus que também parece não te decidido o que é.

Claro que estas colunas traseiras com ângulo próximo a 90° dão maior espaço e conforto aos ocupantes e suas bagagens, mas onde está a personalidade disto? Quando eu era criança, imaginava que se o Gol fosse ter uma reestilização para deixá-lo mais moderno, ele se tornaria algo parecido com o VW Corrado, fabricado de 1988 a 1995, que não foi produzido no Brasil e teve algumas poucas unidades vendidas aqui. Já que o Gol foi inspirado diretamente no Scirocco e o Corrado foi seu substituto. Mas não. A VW usou linas inspiradas no Golf. E atuamente o Scirocco foi reestilizado e se transformou também em um hatchback.
VW Corrado
Onde estão os hatches de antigamente? Porquê não fabricam mais modelos assim? Sinto falta deles, eram carros que demonstravam mais personalidade, eram ruins de espaço? Sim eram, mas se você quisesse espaço era só comprar algumas das versões wagon disponíveis, outro tipo que também está sumindo do mercado, quem sabe não falo sobre isso em outra postagem.

2 comentários:

Alexandre disse...

acho q vc é um nostálgico sem noção e que é incapaz de acompanhar o desenvolvimento de uma geração. Minha avó também sente falta do fogão a lenha, mas nem ela quer q ele volte a ser utilizado. Abra sua cabeça meu rapaz. E usando sua ideia, sugerindo os outros a comprar carros maiores, sugiro a vc comprar uma uma ferrari, aí vc não sentirá falta de um carro com personalidade, ou compre um gol gti como o da foto. Pimenta nos olhos dos outros é refresco né?

Gilmário "Serrot" Alencar Jr. disse...

Alexandre,

Meu blog, minha opinião.
Gosto muito do gol GTI exatamente como o da foto, assim se distingue o que é esportivo e o que não é. E também gosto muito de fogões a lenha, acho que você deveria passar mais tempo com a sua avó.