Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Espécie em Extinção


Gostei muito desta narrativa para apresentar o jogo Forza Motorsport 4 para XBox 360 na voz de Jeremy Clarkson. O que ele diz é a mais pura verdade, o mundo para os apreciadores de carros de verdade está cada vez mais difícil. 

A seguir, o texto completo e o vídeo onde Jeremy narra, agora com legendas em português: 


Espécie em Extinção

Somos uma espécie em extinção, você e eu.
Nós. Amantes da velocidade.
Nós. Os devotos da potência, desempenho e barulho.
"Vão embora" - nos dizem
"E levem junto sua fibra de carbono e esse V12 cuspidor de fogo".
Parece que não há mais um lugar para nós,
não em meio a coletivos e congestionamentos.
Não nesta nova era da segurança e restrições
onde a praticidade supera a adrenalina.
Onde a relação de quilômetros por litro triunfa sobre a relação peso/potência.
As evidências estão em toda parte.
Eu e você estamos sendo enxotados,
deixados de lado, caçados a cada hairpin.
E mesmo assim há esperança.
Há um paraíso seguro. Um lugar onde somos livres para desafiar os paradigmas,
provocar as leis da física e pilotar nossas potentes e maravilhosas máquinas.
Não é uma pista na Alemanha, nem uma auto-estrada em Montana.
Sequer é um lugar real, na verdade.
É mais que isso.
É uma imensa celebração de potência, torque, aderência, couro, tecnologia, beleza.
É o último bastião da resistência automotiva
E está logo ali, na sua sala de estar.




Me fez lembrar um outro vídeo com o mesmo Jeremy Clarkson, não só por ser um Aston Martin também, mas pela forma da narrativa explicando o fim dos verdadeiros carros que dão prazer em dirigir. Uma "poesia automotiva" descrito por Flávio Gomes como um poema visual da seguinte forma: "Este é um poema visual. Com três ou quatro frases e imagens lindas, Jeremy Clarkson (que apesar de destruir Ladas é meu ídolo na TV, o único, aliás) diz tudo o que eu tentei dizer em milhares de palavras, sem conseguir me fazer compreender pela maioria. Lindo de morrer."

Também não encontrei a versão legendada deste vídeo, mas o que Jeremy diz é isso:

 Bem, é um Aston Martin Vantage com motor V12
Como acha que ele seria?
Ele é fantástico.
É maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso.
Mas ele faz me sentir...
...triste.
Não posso deixar de pensar que, graças a várias coisas.
O ambiente, a economia, os problemas no Oriente Médio, 
a cruel guerra contra a velocidade.
Carros como este logo estarão confinados aos livros de história.
Eu tenho esta sensação horrível e apavorante de que o que estou dirigindo aqui.
Seja um final.

Um comentário:

Ney Júnior disse...

Esse post me lembra a música do Rush chamada Red Barchetta,de 1981.A letra fala mais ou menos isso aí,vale a pena conferir.