Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

Fim da linha



Há menos de uma semana, no dia 26 de Julho a General Motors do Brasil encerrou a produção do Corsa, Meriva e Zafira que eram produzidos na unidade de São José dos Campos no interior de São Paulo. O Corsa era fabricado aqui no Brasil desde 1994, a Zafira, desde 2001 e a Meriva desde 2002.



O fim da produção desses modelos já era esperado, entretanto, o momento em que ocorre é delicado, funcionários da fábrica já vinham sendo ameaçados de demissão e poucos dias antes do anuncio do fim da produção destes carros, os trabalhadores do turno da madrugada foram dispensados, segundo a GM para "preservar a integridade física" dos empregados. Atualmente só continuam a ser fabricados nesta unidade a S10 e o horrendo Classic, mas em breve a nova Blazer será fabricada lá também.

Chevrolet Sabiá - Apresentado no Salão de Detroit 2001
Corsa e Zafira tem origem européia, da subsidiária Opel, enquanto a Meriva tem origem mista, foi um projeto desenvolvido por engenheiros e designers brasileiros juntamente com a Opel, a Meriva é derivada de um conceito criado pela GM do Brasil, o Sabiá, que se tratava de um pequeno utilitário que foi apresentado no Salão de Detroit em 2001, e para ter sido apresentado lá, pode ter certeza que era um belíssimo carro conceito. 

Chevrolet Spin

Fico imaginando o que aconteceria se a GM apresentasse o seu novo modelo, o Spin, em Detroit. Acredito que logo ganharia o apelido de "Monstro de Manhatan" tal a feiura e semelhança com a criatura encontrada lá essa semana. Não há um só ângulo em que eu olhe para ele e veja algo bonito. E a ideia da GM é usar o Spin para substituir Zafira e Meriva, enquanto que para substituir o Corsa será o novo Chevrolet Onix, que vi poucas fotos, mas parece estar no caminho certo, entretanto, mais ou menos do mesmo porte do Corsa existe o nada bonito Agile que tem origem em um carro conceito muito bonito, o Chevrolet GPiX (G de Global e PiX, de Picture), mas o parece que algo deu errado e o Agile acabou tendo uma aparência de como se alguém recebesse um fax borrado. Sem falar na Montana ou seria "Monstrana"? Com base no Agile.

Conceito Chevrolet GPiX

Fico imaginando o que deu de errado com a GM no Brasil, os exemplares da Opel, Vauxhal e Holden, todas as três subsidiárias da Chevrolet na Europa, Reino Unido e Austrália respectivamente são lindos, o Corsa de lá é moderno e pequeno sem ser feio. Acho importantíssimos termos departamentos de design de grandes multinacionais aqui no Brasil, mas parece que a verdadeira função está se perdendo pelo caminho, só por que foi feito por aqui temos que aceitar? Acho que precisamos voltar aos tempos do Sabiá e rever o design dos carros daqui.

Nenhum comentário: