Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O talento pula uma geração


Mais clichê impossível, por isso deveria até colocar um ou não entre parênteses, mas vou deixar seguir deste jeito mesmo, pois hoje foi falar do Honda Civic e suas gerações brasileiras, e claro que isso não é regra, pois o primeiro modelo importado para cá era muito bonito, mas é o que parece acontecer com as gerações do Civic fabricadas aqui, um carro que chegou aqui importado em 1992, e que aos poucos, à partir de 1997 começou a ser produzido aqui com uma porcentagem cada vez maior de componentes das terras tupiniquins.
Honda Civic 1992-1995 (modelo importado)
O Honda Civic já vinha caindo no gosto do brasileiro desde que começou a ser importado pra cá, e dispunha de algumas versões interessantes, como cupê, sedã e a esportiva VTi, porém, com a chegada do modelo 1996 (6ª geração originalmente), suas vendas se tornaram cada vez melhor, e à partir de 1997 começou-se o processo de nacionalização, onde aos poucos, o Civic sedã começava a ser montado, em Sumaré, interior de São Paulo com uma pequena quantidade de peças fabricadas aqui, e mais tarde esse índice ia aumentando até se tornar um veículo 100% nacional, reduzindo o preço final do produto, tanto por parte das peças quanto dos impostos.
Honda Civic 1996-2000
O primeiro Honda Civic brasileiro, era um bonito sedã, com conjunto ótico tanto na frente quanto na traseira grandes (bem diferente da versão anterior importada) que davam contornos muito bonitos ao carro e o tornavam fácil de reconhecer nas ruas, dava a impressão de ser pequeno e ágil, e realmente era, o que o Civic fazia com um motor 1.6L 16V, que podia ter 106 cv ou 127 cv no modelo VTEC que apresentava um cabeçote com comandos de válvulas variáveis tanto na admissão quanto na exaustão, seus concorrentes só faziam com motores bem maiores, como o 2.0L do Vectra por exemplo. E o Civic ainda era econômico devido a modernidade de seu projeto, conseguindo ótimas médias de consumo.
Honda Civic 2001-2005
Em 2001 veio a 2ª geração brasileira (7ª geração originalmente), de melhorias, apenas aumento da cilindrada e assoalho traseiro plano, que aumentava o conforto dos passageiros, mas que deve ter dado um bom trabalho para reforçar corretamente o chassis para evitar torções desnecessárias, e só. Lembrava pouco o modelo antigo pelo conjunto óptico, mas perdia o ar jovial da versão anterior completamente, parecia um veículo muito grande e desproporcional, sua suspensão era mais elevada devido à péssima qualidade do asfalto brasileiro, quando visto por trás era possível ver os braços da suspensão, o que matava o visual, além vincos finos acompanhando os paralamas que davam a impressão do carro ser ainda mais alto, realmente era um carro feio, e se viesse na cor dourada, cor de champanhe, aí que a coisa ficava estranha mesmo, era o definitivo idosomovel, lembram dos Ford Del Rey nesta cor? Este modelo tomou uma surra nas vendas do Toyota Corolla, um concorrente com tanta tecnologia quanto o Civic só que com visual melhor, a Honda até fez um facelift em 2004 para tentar aguentar até a chegada de um substituto, mas o Corolla ganhava mercado rapidamente. 
Honda Civic 2001-2005 (Reestilização de 2004)
Finalmente em 2006 chega a salvação, uma reformulação completa do Civic, sendo chamado à partir deste ano de New Civic e dessa vez, acertaram a mão, o carro era esguio, com visual mais esportivo e futurista, o que fazia com que qualquer concorrente na mesma faixa de preço na época parecesse ultrapassado do dia para a noite, apenas as lanternas traseiras parecia destoar, mas pouca coisa e mesmo hoje ainda olho para ele e vejo um bonito automóvel. 
Honda Civic 2006-2011
A procura foi tanta, que havia fila de espera de alguns meses para conseguir um, e quem quisesse imediatamente tinha que pagar ágio. Esta geração apresentava motor 1.8L 16V com o mesmo esquema VTEC na versão mais top, além da versão Si com um 2.0L e quase 200 cv era o motor aspirado mais forte do Brasil e apresentava ótimo desempenho. Por dentro, o Civic tinha mostradores digitais, e painel seguindo o estilo futurista e envolvente.
Honda Civic 2006-2011 (Reestilização 2009)
Para 2012 a Honda diz que o novo Civic (nem sei como o estão chamando, por terem chamado a versão anterior de New Civic) tem 95% das peças novas em relação ao anterior, embora pareça mais um facelift muito mal feito, desta vez conseguiram transformar o que era bonito em algo feio e sem sal, a começar pelas lanternas traseiras, eram feias na geração anterior, destoavam um pouco, mas em conjunto com o todo, parecia legal, agora, ficaram ainda mais feias, tentaram deixar o visual mais sério e discreto como se colocassem uma gravata em alguém vestindo uma regata, simplesmente ficou ridículo. Me fez pensar, será que vendem na cor dourada?
Honda Civic 2012
Já na parte dianteira, as lanternas ficaram mais esticadas, a grade aumentou e a frente parece ter diminuído, manteve linhas atraentes, mas o visual ficou pouco diferente em relação ao anterior, qual o objetivo de uma reestilização? Tudo bem, que em time que está ganhando não se mexe, mas podiam ter tentado melhorar a traseira, e não tentado deixá-la mais conservadora ainda. Não sei a quantas andam as vendas deste modelo 2012 aqui no Brasil, mas nos EUA ele vende bem menos do que o esperado, rendendo até um pedido de desculpas do vice-presidente da Honda, e que vai acelerar o facelift do modelo já para 2013 para tentar melhorar as vendas. 
Honda Civic 2012
Por aqui imagino que esteva vendendo bem, afinal, a maioria das pessoas aceita qualquer coisa vendida no mercado desde que seja nova, ainda mais que o modelo anterior era um objeto do desejo e vendeu muito bem. E notem bem a diferença de preços de um carro que é vendido lá por aproximadamente U$ 20 mil e aqui é vendido à partir de R$ 62.990,00 podendo chegar a mais de R$ 80 mil.

2 comentários:

Wippel disse...

Eu acho muito legal o interior do Civic, aquele painel de 2 andares é muito bonito.

Mas a traseira do Civic 2012 ficou horrível.

Marcelo Brombilla disse...

concordo plenamente...a Honda pulou uma geração do Civic... regrediu muito em 2001.... de um super carro (6a geração), elegante.... para um carro muito feio e problemático...
HC 96/00 são show de bola