Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Gilles Villeneuve


Trinta anos atrás, em 1982, um acidente terminou com a carreira de um grande e promissor piloto de Formula 1. Durante sua ultima volta rápida para superar o tempo de Didier Pironi  no treino oficial do Grande Prêmio da Bélgica no autódromo de Zolder, Villeneuve, após uma curva para a esquerda encontrou a sua frente o carro de Jochen Mass, uma March que acabara de sair dos boxes e estava em velocidade baixa. Villeneuve tocou uma das rodas traseiras do March de Mass com uma das rodas dianteiras de sua Ferrari, o que fez com que seu carro iniciasse uma série de capotagens que iriam partir o cockpit e e arremessá-lo no alambrado de proteção da pista.



Gilles Villeneuve nasceu em Berthierville na província do Quebec, no Canadá em 1950, iniciou a carreira como piloto de snowmobile e em 1975 partiu para o automobilismo, foi campeão de Formula Atlantic canadense em 1976 e 1977. Neste ano ainda participou do Grande prêmio da Inglaterra de Formula 1 com o terceiro carro da McLaren, largando em 9º e terminando apenas em 11º, logo em seguida indo para a Ferrari pilotar ao lado do argentino Carlos Reutemann.
Enzo Ferrari e Gilles Villeneuve
Foi um piloto muito talentoso que conseguiu 6 vitórias em 67 corridas na Formula 1, teve 14 pódios, duas pole positions e um vice-campeonato em 1979. À partir de 1980, o próprio Enzo Ferrari pediu para a equipe favorecê-lo mais para que conseguisse o campeonato, o que acabou não acontecendo, mas Villeneuve era o favorito para 1982, quando sua morte ocorreu. Deixou dois filhos, entre eles Jacques Villeneuve foi campeão de Formula 1 em 1997. No filme italiano 'Enzo Ferrari' de 2003 mostra como Enzo se preocupava com Villeneuve. Enquanto ele treinava, Enzo ficava de olho nos tempos e pedia para somarem 1 segundo em seu tempo de volta para falar para ele, para que assim se esforçasse mais. E dizia    não o deixem saber o quento ele é bom. 
O duelo contra René Arnoux
Números nãos são capazes de descrever como Villeneuve pilotava, mas há inúmeros vídeos que podem dar ideia do que ele era capaz de fazer com um carro de Formula 1, não vou colocar o vídeo do acidente, vou deixar apenas as imagens de sua coragem e audácia ao volante, se souberem de mais vídeos para indicar, por favor fiquem a vontade.
O controle do carro mesmo com o bico avariado, mantendo aproximadamente o mesmo tempo de volta na chuva


Um dos maiores duelos da Formula 1, René Arnoux e Gilles Villneuve dirigindo como loucos, 
tocando rodas e proporcionando um grande espetáculo

Mais uma prova do domínio que Gilles tinha sobre o carro, mesmo com o pneu furado, 
note a velocidade que atingia e como dominava o carro

Nenhum comentário: