Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Formula 1: José Carlos Pace, o esquecido!


Começou hoje, 18/03 a temporada 2012 da Formula 1, uma temporada que começa com os carros da Red Bull não tão fortes como antes, uma Lotus preta que parece ter potencial para brigar pelo pódium, e os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna se enroscando. Entretanto, há exatos 35 anos, morria um piloto brasileiro de Formula 1, José Carlos Pace, um piloto que parece ter sido esquecido.


No domingo passado a rede Globo apresentou um especial falando de seus 40 anos de transmissão da Formula 1, mas em momento algum chegaram a mencionar o GP de Interlagos de 1975, que foi a primeira e única vez que o brasileiro Pace venceu em casa, e não foi só uma vitória comum, foi também a primeira dobradinha brasileira, com José Carlos Pace em primeiro e Emerson Fittipaldi em segundo. Felizmente, na madrugada de hoje, apresentou algumas imagens e falou brevemente sobre a vitória de Pace em Interlagos, sua única vitória na categoria, pensei que iriam deixar essa passar em branco.

Pace era conhecido como "Moco", por se fingir de surdo em determinadas situações, e só ouvir o que lhe interessava, o apelido vinha desde a infância e foi com ele que começou a correr escondido dos pais que só anos depois vieram saber que participava de competições e o apoiaram para ir a Europa. Durante seu tempo na Formula 1, chegou a ser considerado o 4º melhor piloto correndo na categoria. Dizia que não acreditava em sorte ou azar e sim em técnica, e levava o lema "pé na tábua" sempre.

Pace teve muitas histórias interessantes no automobilismo, conheço poucas delas, como a história de um sonho que teve em que seu falecido pai aparecia e lhe falava que a seta apontada para baixo em seu capacete "pesava muito", e que após isso ele acordou e tratou de retirar a seta. Participou do filme 'Um momento, uma vida' (Bobby Deerfield) lançado em 1977 que conta a história de um piloto de Formula 1 interpretado por Al Pacino, em que Pace faz as cenas de corrida e Al Pacino veste seu macacão e capacete.
Diferença entre os capacetes
Mas há uma história que estava me lembrando dias atrás e não me lembrava de que piloto era, sabia que era um brasileiro, mas não me lembrava qual, lembrava do palco do espetáculo, circuito de Spa-Francorchamp, mais precisamente a curva Eau Rouge, a mais desafiadora da Formula 1, uma curva de alta velocidade em que se vem pela reta em descida, vira-se para a esquerda, logo em seguida para a direita onde se inicia uma acentuada subida e novamente para a esquerda onde acaba a subida e onde alguns carros chegam a perder aderência, e rodam com facilidade.

Pesquisei e encontrei que o piloto era José Carlos Pace, o Moco, a história está no site Óbvio, mas vou contá-la aqui também. Pace estava pilotando no Campeonato de Marcas pela equipe Ferrari, e o outro envolvido na história era o belga Jack Ickx também da Ferrari, em casa e muito conhecedor de Spa. A história é fantástica, Ickx ficou inconformado com os tempos durante os treinos e perguntou a Pace como estava fazendo o traçado da pista e o Moco começou a responder:
   Aqui eu entro em 4ª marcha, estico pra 5ª.............e na Eau Rouge eu entro "flat" (de pé embaixo). Ickx interrompeu:
   Duvido. Ninguém faz a Eau Rouge com o pé embaixo.
   Pois eu faço    respondeu Moco
   Vem atrás de mim que eu te mostro.
Foram então para mais umas voltas no treino e Moco fez a Eau Rouge sem tirar o pé, abrindo mais de 20 metros de distância de Ickx. Frank Williams testemunhou a história e conta para todos até hoje.

Pace foi o "O campeão mundial sem título" nome do livro de Carlos Lima dedicado a ele, o primeiro brasileiro vencedor em casa, em Interlagos, que adotaria seu nome, Autódromo José Carlos Pace, após sua morte precoce aos 32 anos em um acidente aéreo em Mairiporã, na região metropolitana de SP, no ano em que era o favorito para ganhar o título mundial de Formula 1 por ter um carro muito bom para aquela temporada.

3 comentários:

Gaby Goody disse...

Tá rolando uma promoção que vai dar ingressos para a Stock Car em Curitiba!

Camarote com open food, open bar, e uma volta rápida em um dos carros da Stock Car!

É só completar a frase "CURITIBA combina com VELOCIDADE porque...", curtam a minha frase e me ajudem a ganhar!

o link é esse http://on.fb.me/FStowC

Eduardo Goo disse...

Pace não foi o primeiro. 73 e 74 foram vencidos por Emerson.

Gilmário "Serrot" Alencar Jr. disse...

Obrigado Eduardo Goo, já corrigi o texto!