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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia Nacional do Fusca


Hoje, 20 de janeiro é dia nacional do Fusca. A data comemora os 53 anos do início da produção no Brasil de um dos carros mais importantes para o mundo. 


O simpático carrinho foi desenvolvido por um mecânico nascido em uma pequena cidade do antigo Império Austro-Húngaro, e onde hoje fica a República Checa, seu nome era Ferdinand Porsche (soa familiar?). Ele o desenvolveu a pedido de Adolf Hitler que queria um veículo que comportasse quatro ocupantes e suas bagagens, chegasse a 100km/h, consumisse 7 litros a cada 100km e custasse 1000 marcos imperiais. 
Uma das poucas fotos de Adolf Hitler sorrindo

No começo dos anos 30 iniciou-se o desenvolvimento do carro e em 1938 o carro do povo chegava às ruas, é até possível ver Hitler em um momento raro, sorridente ao contemplar um modelo em escala do Volkswagen. Entretanto logo em seguida veio a Segunda Guerra Mundial e os modelos fabricados durante este período eram todos adaptados para as forças militares do Reich.
Fusca 1938  conhecido como Tipo 38

Como curiosidade, dizem que após o fim da guerra com a Alemanha devastada, a Volkswagen e seu projeto foram oferecidos para serem comprados pela Chevrolet dos EUA, e que um dos investidores do grupo se recusou a comprar dizendo que o tal projeto não tinha futuro.
Publicidade da Brasmotor

No Brasil, o carro do povo começou a ser importado e montado aqui no início dos anos 50 pela Brasmotor, que mais tarde tornaria se a Brastemp, alguns anos depois, começa-se a construção de uma fabrica e eis que em 1957 sai pelo portão da Volkswagen do Brasil seu primeiro veículo produzido. Uma Kombi! O Volkswagen sedan (como era conhecido internacionalmente) só começou a ser fabricado em 1959. 
JK em um modelo conversível

Durante todo este tempo no Brasil, o Fusca sempre foi visto como um carro para toda ocasião, era robusto, de mecânica simples e como a própria publicidade da época mostrava, era impossível de se afirmar a qual classe social pertencia o dono do carro! 

Em 1986 o Fusca deixa de ser produzido no Brasil, mas volta em 1994 para um flashback graças ao presidente Itamar Franco com a proposta de carros populares, e continuou dois anos em produção, para finalmente em 1996 deixar de ser fabricado deixando saudades em todos, afinal, todo mundo tem uma história, uma lembrança ou algo para se contar de um Fusca!

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