Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Surto de Censura na Toyota


Notícias impressionantes, Bin Laden morto, a maioria dos times de futebol brasileiros fora da Libertadores (só o Santos ficou), e a Toyota agora começou a ameaçar blogs por divulgarem informações sobre futuros lançamentos.

Foi o que aconteceu a pouco com o blog Notícias Automotivas. Publicaram uma foto, enviada por um leitor, do novo Toyota Corolla S, um modelo que deve ser lançado em 2012 aqui no Brasil e em outros países, já que ele já foi flagrado na Argentina também.

No dia 29 de abril, a advogada da Toyota mandou uma notificação ao editor Eber do Carmo, pedindo que as fotos e o conteúdo fossem retirados do ar no prazo de 24 horas, o que foi feito pelo NA e aínda exigiu que eles não publiquem mais nenhuma notícia sobra a Toyota. Na carta da advogada, a Toyota diz que a divulgação das fotos antes do lançamento do carro causa prejuízo a montadora e que "derruba por completo a novidade que é requisito essencial para o lançamento de um produto no mercado", conforme é possível ver na carta que foi publicada no site Notícias Automotivas neste link

Ao que parece, o descuido foi da própria Toyota, apesar de não ter visto a foto, por ter sido retirada da internet, dizem que foi tirada na fábrica ou em alguma concessionária da marca, então o problema é com seus próprios funcionários e com seu sigilo interno, não com quem publicou a foto. Este mesmo modelo foi flagrado na Argentina, andando nas ruas, mas nenhuma notificação chegou ao site AutoBlog que publicou a foto abaixo:

Após a falta completa de noção da Toyota, diversos blogs e sites demonstraram apoio ao NA divulgando a história, a Toyota percebeu que o ocorrido ia ficar ainda mais feio para o lado deles, e enviaram no dia 2 de maio ao editor do NA uma carta com um pedido de desculpas. 
Clique para ampliar

2 comentários:

Anônimo disse...

Quanto será que um advogado da Toyota ganha pra ser ditador? Será que mais que na Fiat, hehe?? Eu quero!

Pará

Gilmário "Serrot" Alencar Jr. disse...

Que eu saiba, a Fiat nunca chegou a ameaçar nenhum site assim não, eu mesmo uma vez tirei umas fotos do Línea na Fernão Dias antes do lançamento e mandei para o Best Cars. A Volks já criou caso parecido com esse da Toyota com outro blog, e nos tempos pré-internet, os seguranças da Volks que escoltavam um protótipo da Brasília chegaram a atirar na equipe da revista Quatro Rodas que deu o flagra no novo modelo. Os tiros acertaram apenas o carro da equipe.